Páginas

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Por quê??

Foram 25 mudanças. Algumas inaceitáveis!! (foto: divulgação)
Nesta semana a LIESA divulgou a lista dos jurados que comporão o corpo de avaliação do Grupo Especial do Carnaval 2015. Contando o quesito Conjunto, extinto para este ano, foram 25 mudanças num total de 40 nomes em relação a 2014.

O Leonardo Dahi, do Ouro de Tolo, fez uma análise bem bacana, baseado em números e dados (leiam lá, mas retornem pra cá!), que deixaram para o leitor o desafio de "desvendar" quem teria sido beneficiado com tais mudanças. Muitas escolas chiaram demais em 2014, principalmente a Beija-Flor (que ameaçou não mais desfilar).

Dois quesitos chamaram a atenção, pois foram inteiramente modificados. Em Fantasia, nada mais óbvio, afinal, depois do absurdo que foi no ano passado, quando a Vila Isabel levou um 10, sendo que desfilou sem metade das fantasias - alguns estavam de cuecas, não era de se esperar outra coisa.

Mas... o que eu vou falar de Samba-Enredo???

Para explicar minha raiva quanto às mudanças tidas no quesito, copio aqui um trecho da coluna do Fred Sabino no mesmo Ouro de Tolo, falando sobre a apuração do ano passado:
"Entre tantas aberrações, finalmente um quesito julgado com um pouco mais de coerência. (...) um julgamento correto, principalmente por parte do jurado Alexandre Wanderley, que, sem exagero, foi o mais preciso de todos os 40 julgadores, canetando quem deveria e dando dez a quem merecia. Para nós que gostamos de samba-enredo não deixa de ser um alento o quesito mais importante do Carnaval ser julgado de forma mais adequada".
Perfeito!! E o Alexandre foi o primeiro a ser limado, sem dó nem piedade. Por quê? Só por ser verdadeiro? E por que trocar todos os jurados do único quesito cujas notas foram impecáveis com o que se apresentou no ano?

Mesmo sabendo que o julgamento de samba-enredo não é pela beleza, mas sim, pela funcionalidade na avenida, coincidentemente as notas refletiram a qualidade dos mesmos.

Para não dizer que é viagem deste radialista: o samba da Portela (sem descarte) levou os 40 pontos. Normal; era o melhor. Depois, Salgueiro (39,9) e Mocidade (39,8), que na apuração, levaram os 30 pontos. Aí vem Mangueira (39,8, mesmo quase morrendo na avenida), Imperatriz (39,5), Vila Isabel, União da Ilha e Império da Tijuca (39,3) e Unidos da Tijuca (39,2). Os três piores na apuração eram, de fato, os mais lamentáveis: São Clemente (38,9), Grande Rio (38,7) e Beija-Flor (38,5).

Então por que mudar tudo?? Então quer dizer que as escolas não têm mais senso crítico para reconhecer as falhas?? E por que a própria Beija-Flor bateu o pezinho e declarou que "ou mudam os jurados ou a gente não desfila mais" se o próprio Neguinho da Beija-Flor reconheceu, em entrevista dada à TV no Desfile das Campeãs, nas entrelinhas, que a escola estava bem aquém do que se espera de uma multicampeã??

O péssimo desfile a deixou de fora das seis primeiras colocadas pela primeira vez em 22 anos.

Mas não vou focar na escola nilopolitana, até porque para 2015 o samba é belo e qualquer tentativa de proteção só deverá ser explícita (ou não) quando da apuração deste ano.

Mas só queria deixar uma pergunta a todos os presidentes, diretores e responsáveis: vocês estão satisfeitos com a qualidade dos sambas-enredo apresentados ano após ano? Será que a queda nas vendas do CD oficial não é suficiente para que as eliminatórias passem a priorizar muito mais o verdadeiro compositor, em detrimento aos escritórios, independente da grana?

Eu, particularmente, não estou satisfeito e estou decepcionado, tanto com a atitude das escolas e da LIESA de mudar tudo em samba-enredo quanto com a qualidade dos hinos para 2015.

Só nos resta rezar. Eu não creio em melhoras no gênero a curto prazo. É daí pra pior, salvo uma ou outra. Quem perde são as próprias escolas, incapazes de enxergar seus erros.

O vício do futebol ("o meu é o melhor e se perco, é roubo") chegou ao Sambódromo. Uma pena.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+ Adicionar ao Tumblr Adicionar ao Linkedin Adicionar ao Blogger Adicionar ao Wordpress Enviar por e-mail Imprimir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBS: Comentários anônimos serão excluídos. Para inserir o seu nome, basta clicar em "Nome/URL". Não é necessário preencher o campo URL caso não tenha!

No lugar do nome, podem colocar o Twitter, o e-mail ou o site pessoal. Mas não pode ficar anônimo!