Páginas

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Rumo ao Rio

Dia 12 de julho de 2014, apenas duas seleções estarão aqui. Quem
serão? (foto: Fernando Lemos / Grupo Abril)
O Brasil já conhece os seus 31 visitantes de 2014!

Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Uruguai; Costa Rica, Estados Unidos, Honduras e México; Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria; Alemanha, Bélgica, Bósnia, Croácia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Portugal, Rússia e Suíça; Austrália, Coréia do Sul, Irã e Japão.

Todas elas de olho no Maracanã; querendo estar lá no dia 12 de julho.

Apenas seis seleções que estiveram na Copa de 2010 não virão: África do Sul, Paraguai, Eslováquia, Eslovênia, Coréia do Norte e Nova Zelândia. Aliás, a eliminação dos All Whites foi dolorosa e, de certo ponto, revoltante. Passou da hora da FIFA dedicar uma vaga exclusiva ao campeão da Oceania. Ou então, faça-se com todos os países de lá o que a Austrália fez por conta própria: unam-se com a Ásia, transformando a eliminatória asiática nos mesmos moldes dos anos 80 e 90, quando Ásia e Oceania disputavam juntas.

Pela primeira vez, as cinco seleções africanas que se classificaram em 2010 retornam à Copa. Alguém há de argumentar que, em 1994, Camarões, Nigéria e Marrocos garantiram vaga e voltaram em 1998. Mas na França o número de classificadas subiu de três para cinco, o que facilita a história.

Pela primeira vez, dez seleções da América irão para a Copa. Também pela primeira vez, seis seleções representarão a Conmebol na Copa do Mundo.

São algumas particularidades. Mais prognósticos só poderão ser traçados, no entanto, depois do sorteio dos grupos, no dia 6 de dezembro. Poderemos ter grupos da morte e outros grupos babas.

Até lá, as seleções apenas festejam a conquista da vaga. E que chegue logo o dia 12 de junho, em São Paulo. Palco da abertura de mais uma festa do futebol!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+ Adicionar ao Tumblr Adicionar ao Linkedin Adicionar ao Blogger Adicionar ao Wordpress Enviar por e-mail Imprimir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBS: Comentários anônimos serão excluídos. Para inserir o seu nome, basta clicar em "Nome/URL". Não é necessário preencher o campo URL caso não tenha!

No lugar do nome, podem colocar o Twitter, o e-mail ou o site pessoal. Mas não pode ficar anônimo!