Páginas

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Esperteza do mal

Tem gente que acha que pode ser esperto...
Nesta última terça-feira, o site Painel da Web Rádio trouxe mais uma denúncia de transmissão ilegal de eventos esportivos. Desde que tal portal alertou as web emissoras a não realizar as transmissões de eventos, apenas duas - de conhecimento meu - ignoraram a situação.

Sinceramente, não me surpreendi com a denúncia. E, analisando a equipe que fez, também não fiquei surpreso. Aliás, as duas que, de certa forma, traíram suas co-irmãs e, por isso, não merecem mais o devido respeito deste radialista que vos escreve.

Tudo bem, o que elas deixam de fazer ou fazem não é problema meu, não sem antes dizer que cada vez que ouço uma transmissão dessas web emissoras de algum evento do qual não possuem gabarito algum, fico mais orgulhoso ainda da equipe que a Web Rádio Show de Bola possui, especialmente os conhecedores do esporte a motor.

A grande questão é: em um meio ainda não reconhecido e não-regulamentado, que é o web rádio, por que as emissoras e seus donos teimam na individualidade? Por que somente algumas poucas prezam por um trabalho correto e exemplar?

"Rodrigo, a tua rádio também transmitia"! Sim. Não negamos isso em momento algum. Porém há uma diferença nisso, pois quando avisados do perigo (também não nego que não sabia da existência de direitos para web rádio, por se tratar de uma mídia sem regulamentação), suspendemos no ato. Não foi o caso da denunciada.

O esforço que as web rádios de verdade fazem, por vezes, torna-se inútil, pois a fama carregada por aquelas que prestam serviço amador, as que só opinam absurdos ou que informam erroneamente e as playlists online (sim, não dá para chamar de web rádio uma emissora que só toca música e que não tem uma única voz) acaba por rotular aquelas que buscam o profissionalismo em primeiro lugar.

Sem essa união, as web rádios continuarão a ser ignoradas, principalmente, pelas grandes emissoras de rádio e TV, que em sua maioria, não veem com bons olhos a chegada de novos radialistas e jornalistas mostrando seu trabalho na prática, situação já presenciada por mim, pessoalmente; esse ódio de alguns membros da grande imprensa que menosprezam "as pragas da web". E cada vez mais os grandes órgãos farão de tudo para limar as web rádios, com o argumento do amadorismo.

Passou da hora de separar o joio do trigo! Pelo bem de todos!

UPDATE: Meu amigo Fael Souza me alertou de um erro grotesco. Onde eu escrevi "opinam absurdos", no antepenúltimo parágrafo, leia-se "informam absurdos". Fui induzido a erro e isso é um erro gravíssimo. Opinião todo mundo tem a sua e quanto mais variedade de pensamento é que teremos a certeza que o brasileiro pode tirar as suas próprias conclusões, e não somente ter que seguir uma opinião pré-determinada e única.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+ Adicionar ao Tumblr Adicionar ao Linkedin Adicionar ao Blogger Adicionar ao Wordpress Enviar por e-mail Imprimir

6 comentários:

  1. Concordo que deve separar o joio do trigo, ou melhor a himildade da arrogancia

    "Tudo bem, o que elas deixam de fazer ou fazem não é problema meu, não sem antes dizer que cada vez que ouço uma transmissão dessas web emissoras de algum evento do qual não possuem gabarito algum, fico mais orgulhoso ainda da equipe que a Web Rádio Show de Bola possui, especialmente os conhecedores do esporte a motor."
    Que tem grande conhecimento é inegável, mas usar isso para atacar outras rádios apenas diz uma falta de humildade esse tipo de comportamento é que afasta a idéia de uma união

    ResponderExcluir
  2. Ué... engraçado que o senhor e sua equipe, tem feito transmissões da F-1. Pra refrescar vossa memória, deixo aqui um link com um pequeno áudio de você no GP da F-1.
    Ah, pense muito e reveja seus conceitos antes de se julgar acima da lei, pois teu passado te condena, e é negro como o demônio. COmo diria aquele personagem da Praça é nossa: "tô de olho no sinhô"

    Hipocrisia realmente reina neste mundo. Deixo aqui para o nosso amigo leitor, algo que o faz tirar as suas próprias conclusões e analisar a autoridade e integridade do autor, que se julga livre de qualquer erro passado.

    https://soundcloud.com/user427425120/udio-show-de-bola-f1-07-07

    ResponderExcluir
  3. Ivan: em nenhum momento difamei ninguém, e sim, valorizei a minha web rádio, que é direito meu. E você concorda comigo que existem, sim, muitas rádios amadoras por aí e que faltam com a verdade.

    Anônimo: nem deveria responder, porque não respondo comentários anônimos, mas não sei se você leu. Se não leu, também refresco sua memória:

    ""Rodrigo, a tua rádio também transmitia"! Sim. Não negamos isso em momento algum. Porém há uma diferença nisso, pois quando avisados do perigo (também não nego que não sabia da existência de direitos para web rádio, por se tratar de uma mídia sem regulamentação), suspendemos no ato".

    Ou seja, paramos - contra a vontade da equipe de esportes a motor - porque julgamos ser este o melhor caminho para as web rádios. E a partir do momento que alguém ignora não só o aletra do Painel da Web Rádio, desrespeitou todas as web rádios que suspenderam as transmissões "irregulares".

    E sendo assim, também tenho o direito de me defender! Não à equipe, mas sim a mim, diretamente prejudicado.

    ResponderExcluir
  4. Que cuzão, veio fazer uma crítica e nem se identificou.
    Bom, acho que se alguém sabe que algo é errado e faz está disposto a arcar com eventuais consequências, tudo normal.
    Existem talentos amadores surgindo, acho muito válida a participação dos amadores, até porque a ideia inicial da web radio era essa, não ser um reduto de profissionais recém formados ou de profissionais que ainda não foram inseridos no mercado.
    A coisa foi tomando forma.
    Concordo com alguns pontos e discordo de outros.
    Não existe opinião errada, só informação errada. Por mais absurda que seja uma opinião ela é a expressão maior do indivíduo.
    Sou a favor da regulamentação das web rádios sim, mas sou contra a profissionalização dela, da mesma forma que sou contra a obrigatoriedade de profissionais de T.I. terem curso superior pra comprovar habilidades.
    Sou parcialmente favorável ao texto, e essa é minha opinião mas não escondo a cara, tá aí meu nome e meu contato pra ser replicado a hora que quiser.
    De qualquer forma é sempre bom saber que temos fãs anônimos, não fossem fãs não estariam aqui se dando o trabalho de postar e ler tudo.

    ResponderExcluir
  5. Engraçado, senhor Rodrigo, que vocês transmitiam ANTES das denúncias feitas no painel do web rádio. O que pra nos dizer??? Você se acha prejudicado sendo um dos que estão separando as webs ao invés de uni-las?
    Engraçado. Repense seus conceitos antes de falar do meio da web, pois acompanho há muito tempo a Show de Bola e sei que transmitiam há muito tempo a F-1 e outros eventos.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, creio que você esteja com algum problema cognitivo. Se você reler o texto o autor admite que fazia as transmissões por desconhecer que era um ato ilegal e que suspendeu assim que foi comunicado.
    Também acompanho a Rádio Show de Bola ha algum tempo e admiro muito o trabalho deles. Creio que a web rádio não precisa ser profissional, mas pelo menos, replicar a informação correta, caso contrário, nunca será uma media respeitada. Será sempre vista como amadora e sem credibilidade.

    Passar a informação correta é dever do comunicador, profissional ou amador, e no caso de querer expressar a opinião deve-se deixar bem claro que aquele ponto é o que o comunicador pensa.

    Mas é só a minha opinião. =]

    ResponderExcluir

OBS: Comentários anônimos serão excluídos. Para inserir o seu nome, basta clicar em "Nome/URL". Não é necessário preencher o campo URL caso não tenha!

No lugar do nome, podem colocar o Twitter, o e-mail ou o site pessoal. Mas não pode ficar anônimo!