Páginas

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Grand-finale e nada mais

Danilo ergue a taça da Recopa: coroação do ano de 2012 e nada mais
que isso! (foto: Lancepress)
Escrevi a mesma coisa falando da conquista do Santos em 2012 e por isso não irei me alongar nesse texto.

A conquista da Recopa pelo Corinthians deve ser encarada somente como a cereja do bolo que foi o mágico ano passado. Talvez até com mais motivos do que o Santos, afinal, o Corinthians venceu o Mundial de Clubes e, na última quarta-feira, derrotou um rival nacional, que não se dá bem contra o alvinegro em decisões desde 1998, quando Raí, França e Denílson conquistaram o Paulistão daquele ano.

Tem muito corintiano empolgado com a conquista. Menos. Ela só serve para coroar a conquista da Libertadores de 2012 e nada mais. Não podemos varrer os problemas para debaixo do tapete. E o problema maior é que durante toda a temporada o time não apresentou um futebol, ao menos, equivalente ao que conquistou o mundo.

Contra o São Paulo, tivemos uma amostra fiel daquele futebol. Agora, a torcida espera que o time "pegue no tranco" e embale no Brasileirão e na Copa do Brasil, para cumprir sua obrigação: se classificar para a edição de 2014 da Libertadores. Sim, um elenco caro desses não pode se dar ao luxo de disputar apenas a Copa do Brasil, sob o risco de desmanche e a volta aos tempos sofridos de lutar contra o descenso.

Descenso esse que, por mais que omitam, existe para o São Paulo. "Rodrigo, o time é bom e o técnico também". Pois é, em 2002 o Palmeiras, treinado por Levir Culpi e com Marcos, Arce, César, Zinho e Dodô também era considerado um bom time. E caiu. Os mais antigos se lembrarão, também, do Guarani de 1989, que era treinado por Cilinho e também possuía um bom elenco. Ou o Grêmio de 1991 que, embora tenha dado pane e caído, era o mesmo time que chegou às semifinais do Brasileirão de 1990.

Então não tem essa de elenco bom e ruim. Se não jogar bola, corre o risco, sim, de cair! E ao Corinthians, parabéns pelo título, mas não festejem muito. O objetivo do segundo semestre de 2013 ainda está longe de ser alcançado!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+ Adicionar ao Tumblr Adicionar ao Linkedin Adicionar ao Blogger Adicionar ao Wordpress Enviar por e-mail Imprimir

Um comentário:

  1. Bom texto, RV. Creio que o objetivo do Corinthians agora pode ser o Campeonato Brasileiro, enquanto que, o São Paulo deverá arrumar a casa e buscar, ao menos, uma vaga na próxima Libertadores da América.
    Deixo o meu blog também para uma visita: www.lagambetamc.blogspot.com
    Abraços!

    ResponderExcluir

OBS: Comentários anônimos serão excluídos. Para inserir o seu nome, basta clicar em "Nome/URL". Não é necessário preencher o campo URL caso não tenha!

No lugar do nome, podem colocar o Twitter, o e-mail ou o site pessoal. Mas não pode ficar anônimo!