Páginas

terça-feira, 18 de junho de 2013

O topo do topo

Será que veremos essa cena novamente? (foto: ACO)
É neste fim de semana! A partir das 10:00 será dada a largada para aquela que é considerada a maior prova de turismo do esporte a motor mundial: as 24 horas de Le Mans.

A prova onde, talvez - quase seguramente - os vencedores desfrutam de um status muito maior do que aquele que vence um campeonato mundial. Uma prova desejada por muitos e conquistada por poucos.

Criada em 1923, a corrida sobreviveu a todas as provações, inclusive a Segunda Guerra Mundial e a tragédia de 1955, que resultou na morte do piloto Pierre Levegh e de 77 espectadores - naquele que é considerado o pior acidente do esporte a motor.

Muitos nomes de peso do automobilismo mundial já passaram e venceram no maravilhoso circuito de Sarthe. O maior deles, Graham Hill, único a vencer as três provas mais importantes do esporte a motor (GP de Mônaco, 500 Milhas de Indianápolis e 24 Horas de Le Mans). Sem contar, claro, as participações femininas, que foram muitas - e igualmente triunfantes, caso de Michèle Mouton, que venceu a categoria S 2.0 em 1975.

Para quem ainda não está a par da corrida, ela se divide em quatro categorias: LMP1, LMP2, GTE-Pro e GTE-Am. Cada uma com suas regulamentações e detalhesE nesta edição de 2013, a briga promete ser intensa em três delas.

Sim, porque muito dificilmente a Audi vai deixar escapar o triunfo na LMP1. A montadora que desde 2000 manda na categoria: foram apenas duas derrotas, em 2003 (quando a Bentley venceu) e 2009 (triunfo da Peugeot). Fora isso, apenas vitórias das argolas, por muitas vezes, com dobradinha e pódio completo. Quanto aos pilotos, o maior deles é Tom Kirstensen, com oito conquistas (inclusive a de 2003, com a Bentley). A Audi que é a segunda montadora com mais títulos: 11. A líder é a Porsche, com 16 - e que retorna em 2014 à categoria principal.

Para o Brasil, as chances de vitória, além de Lucas di Grassi na LMP1 - que correrá com o Audi #3, estarão também com Bruno Senna, na GTE-Pro, com o Aston Martin #99.

O grande Rodrigo Mattar, comentarista do Fox Sports, fez um baita resumo sobre a prova em seu blog, detalhando equipe por equipe. Cliquem aqui e confiram. Façam suas apostas. Deem seus palpites.

Alguém será capaz de bater a Audi?

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+ Adicionar ao Tumblr Adicionar ao Linkedin Adicionar ao Blogger Adicionar ao Wordpress Enviar por e-mail Imprimir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBS: Comentários anônimos serão excluídos. Para inserir o seu nome, basta clicar em "Nome/URL". Não é necessário preencher o campo URL caso não tenha!

No lugar do nome, podem colocar o Twitter, o e-mail ou o site pessoal. Mas não pode ficar anônimo!