Páginas

sábado, 25 de agosto de 2012

Contradição à granel

Cássio, o melhor goleiro da Libertadores 2012 - só a rivalidade para
questionar sua qualidade! (foto: Marcos Alves / O Globo)
Nesta quinta-feira, o técnico Mano Menezes convocou a Seleção que enfrenta África do Sul e China, nos dias 7 e 10 de setembro, nos estádios do Morumbi e Arruda, respectivamente.

Algumas novidades na lista puderam ser notadas: as voltas de Réver (Atlético-MG) e Jonas (Valência) e as primeiras convocações de Cássio (Corinthians) e Arouca (Santos).

Nada de espantoso, afinal, são quatro grandes jogadores e que mereciam vestir a camisa da Seleção. Mesmo ela sendo tão contestada nos dias atuais. Principalmente a convocação do meia santista, que já estava mais do que na hora, visto que ele é, ao lado de Paulinho, o melhor volante do futebol brasileiro.

Mas, como sempre, querem denegrir a imagem de jogador só por ele ser de time A, ou ter empresário X.

Aos detalhes: o empresário do goleiro Cássio é Carlos Leite. O mesmo empresário de  Mano Menezes. Foi o suficiente para que a convocação do goleiro corinthiano fosse questionada e criticada aos montes.

As críticas são as mais variadas. Começando pelo caso do empresário. Ué, o Carlos Leite é empresário de um monte de jogador. Só por isso os jogadores não devem ser convocados? O Cássio é um excelente goleiro e não poderia ser prejudicado só por esse detalhe.

"Ele está longe de ser bom goleiro", dizem outros. Como assim? Só pode ser piada. Ele foi o principal responsável por transmitir segurança a uma zaga que já não confiava no igualmente bom goleiro Julio César. Além do mais, muitos outros jogadores, aí sim, de qualidade duvidosa, já foram convocados e nunca teve torcedor esbravejando (lembam do Leomar e do Afonso Alves?). Ouvi torcedores que tiveram a proeza de dizer que ele só foi convocado por causa do Diego Souza ter perdido o gol cara a cara, nas quartas de final da competição sul-americana.

Só dando risada, mesmo...

O pior comentário, talvez, seja a "proteção aos atletas do Corinthians". Longe disso, mas que fosse. Deste comentário, tiro duas conclusões. A primeira: se ele quisesse realmente proteger o clube, ele não convocaria ninguém do time e, por tabela, não desfalcaria o clube no Campeonato Brasileiro. Nesse ponto, me irritou profundamente as torcidas de Santos e Fluminense, que diziam antes da convocação para "não convocar ninguém do meu time" e, apos a convocação, cobravam que "não convocou ninguém do meu time". Ué? Que porcaria de contradição é essa? A própria torcida tricolor, que xingava o Diego Cavalieri (e que merece sim ser convocado) aos montes, agora se revolta pela não-convocação dele?

O segundo eu reproduzo aqui de um comentário do Luis Butti em seu mural do Facebook: todo time tem fases. O Botafogo já foi base da Seleção, o Santos, o Palmeiras, o São Paulo, o Vasco, o Flamengo... enfim, todas essas equipes já foram as melhores do país em determinado momento da história e tiveram muitos convocados. Hoje, o Corinthians é uma das melhores equipes do Brasil. Aliás, desde 2009, a equipe se mantém por cima, com uma Copa do Brasil, um Campeonato Brasileiro e uma Copa Libertadores. E nem é tão base assim, já que hoje, somente Cássio e Paulinho possuem qualidade para serem convocados, já que o restante do time é apenas bom (não é segredo para ninguém que a força do time é o conjunto). E só sendo muito fanático para não reconhecer a qualidade de ambos.

Isso que não se entende. Volto de novo a citar a torcida do Santos. Quando o Rafael foi convocado, ninguém questionou sua convocação (e olha que ele é questionado até mesmo dentro do clube). Por que essa revolta toda, agora?

Claro que há nomes que ficaram de fora e que mereceriam uma chance. Mas ninguém foi preterido para se colocar um perna-de-pau na equipe. Tudo bem, questiona-se um ou outro (como por exemplo - na minha opinião - o Hulk, que poderia dar lugar ao Fred ou ao Dagoberto, por exemplo), mas criticar por motivos extra-campo é insanidade total.

Isso só soa como comentário oportuno de pessoas que mudam de opinião a cada instante só para ter a razão sempre. Lamentável!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+ Adicionar ao Tumblr Adicionar ao Linkedin Adicionar ao Blogger Adicionar ao Wordpress Enviar por e-mail Imprimir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBS: Comentários anônimos serão excluídos. Para inserir o seu nome, basta clicar em "Nome/URL". Não é necessário preencher o campo URL caso não tenha!

No lugar do nome, podem colocar o Twitter, o e-mail ou o site pessoal. Mas não pode ficar anônimo!