Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Só no fim do mês

E, contrariando a todos, Dilma Roussef e José Serra irão para o segundo turno. Contrariando porque a petista dava como certa sua vitória no primeiro turno.

Neste dia 3 de outubro, tivemos alguns bons momentos. Mas, pra variar, um monte de más notícias invadirão Brasília e as câmaras estaduais. Para não me alongar demais, apenas os destaques positivos e negativos:

Para lamentar:

1- Alagoas. É praticamente um crime de lesa-pátria ver que Renan Calheiros (sim, ele mesmo!) tomou o lugar de Heloisa Helena, para o Senado. Onde que a população estava com a cabeça?

2- Como se não bastasse isso, em Rondônia, Ivo Cassol, que havia sido cassado, teve sua proibição anulada. E se elegeu senador.

3- Não sei o que é mais pavoroso: Tiririca campeão de votos em SP ou Anthony Garotinho no RJ, ambos para deputado federal.

4- Joaquim Roriz desistiu de se candidatar para governador, no Distrito Federal. Colocou sua mulher no lugar, e - pasmem -, ela vai para o segundo turno, com Agnelo Queiroz. Difícil de acreditar.

5- Os gaúchos não aprendem. Depois de Olivio Dutra destruir e tirar um monte de emprego do estado (negando-se a baixar imposto para que a Ford instalasse uma fábrica lá - e que acabou sendo construída na BA), eis que os vermelhos estão no poder novamente. Bom, as opções, também, não eram grandes coisas...

Para aplaudir:

1- Marina Silva. Na primeira eleição, quase 20 milhões de votos. Ela foi a fiel da balança, peça-chave para que houvesse segundo turno e, mais que isso, a esperança de que ainda existe gente de bem no país.

2- Aliás, um desses "do bem" se garantiu novamente no Senado: Cristovam Buarque. Esse também é um dos pouquíssimos que se salvam.

3- Eduardo Campos (PE) e Renato Casagrande (ES). Se eles fizerem metade do que a imensa votação mostrou, está de bom tamanho. Veremos até onde vai a confiança da população.

4- Fernando Collor, Angela Amin, Tasso Jereissati e César Maia. Alguns exemplos de figurinhas carimbadas que não obtiveram êxito nessas eleições. Será que o brasileiro, enfim, cansou-se dos mesmos?

5- Parabéns especial a três mulheres que se garantiram na Câmara Federal: Bruna Furlan (SP), Manuela d'Avila (RS) e Rebecca Garcia (AM). São três mulheres de boa reputação em suas regiões e que honram o cargo que possuem. Sim, ainda há esperança.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+ Adicionar ao Tumblr Adicionar ao Linkedin Adicionar ao Blogger Adicionar ao Wordpress Enviar por e-mail Imprimir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBS: Comentários anônimos serão excluídos. Para inserir o seu nome, basta clicar em "Nome/URL". Não é necessário preencher o campo URL caso não tenha!

No lugar do nome, podem colocar o Twitter, o e-mail ou o site pessoal. Mas não pode ficar anônimo!